O que é

Qi Gong - 氣功
 

O Qi Gong (pronuncia-se Chi Kung) é um sistema de práticas de movimentos, respirações e meditações surgido na China há mais de 4.000 anos. Seu objetivo principal é a manutenção da saúde, cura de doenças e o desenvolvimento pessoal. Qi significa energia vital e Gong, prática ou trabalho, assim Qi Gong é a prática da energia vital. Dentro do Qi Gong encontramos diversos tipos de práticas. Algumas são dinâmicas e enfatizam o movimento corporal e outras estáticas, estas que focam mais no movimento da energia e no trabalho com a mente. 

Benefícios

Para a Medicina Tradicional Chinesa os benefícios do Qi Gong ocorrem pois sua prática atua nos três níveis que constituem o ser humano: o corpo físico, a energia vital (Qi) e a mente. Sua prática diária fortalece o corpo físico, desobstrui o fluxo da energia vital e harmoniza a mente.

Já para a Medicina Moderna diversas pesquisas puderam comprovar que o Qi Gong atua no fortalecimento das funções imunológicas, equilíbrio da pressão arterial, melhorias na circulação periférica do sangue, retardamento do processo de envelhecimento e na melhoria do sono. Muitos são os benefícios também no que diz respeito às funções psicológicas e emocionais, complementando tratamentos de depressões e distúrbios de ansiedade.

 

Principais Práticas Ensinadas por Rodrigo Palma

 

Qi Gong Terapêutico
 

Atendimentos com Qi Gong

Utilizado para quaisquer desequilíbrios do corpo físico, emocional, energético e mental, é uma técnica que trabalha o campo de energia através da emissão de Qi por parte do terapeuta. Nela há movimentos de limpeza de energia tóxica, tonificação com energia pura e harmonização. É um trabalho profundo e muito utilizado para casos de deficiência severa, onde as agulhas devem evitadas, pós cirurgicos, para reconstruçãodos canais de energia rompidos e pessoas com medo de agulhas. 

Pessoalmente gosto de associar o tratamento com Qi Gong e acupuntura. O Qi Gong tonifica o fluxo central de energia e prepara o campo para inserção das agulhas que podem então atuar mais profundamente.

Exercícios Pessoais de Qi Gong

A figura passiva do paciente no tratamento, tão comum dentro da medicina ocidental, está longe do que busca a Medicina Tradicional Chinesa (MTC). Neste caso, o Qi Gong é uma das principais ferramentas para que a pessoa assuma o seu papel dentro da cura pessoal.

Após o diagnóstico e compreensão do desequilíbrio energético, uma série pessoal de Qi Gong é criada para que possa ser praticada diariamente. Os resultados desta comunhão do tratamento em consultório e prática em casa são altamente efetivos e em pouco tempo a pessoa pode seguir somente com sua prática diária. O Qi Gong é certamente a ferramenta mais potente dentro da MTC, mas exige paciência e perseverança.

Qi Gong Somático
 
O que é
O Qi Gong Somático (QGS) é um sistema de práticas que associa o Qi Gong tradicional com a Educação Somática.  Tem como objetivo tornar o aprendizado do Qi Gong mais fácil e profundo, bem como trazer conteúdos novos e modernos para as práticas milenares chinesas.
O caminho de aprendizado dentro do Qi Gong Somático
Sete Abordagens

 

O ensino do Qi Gong Somático é constituído por 7 grupos de abordagens de ensino:

 

  1. Abordagem Corporal -  no QGS o corpo é visto como a nossa manifestação física, dotado de sabedoria, inteligência e memória, sendo a base do processo de percepção e transformação pessoal.  As principais práticas corporais focam em  exercícios de alongamento, fortalecimento e construção da postura, trabalhados através de séries tradicionais de Qi Gong, como o Ba Duan Jin (Oito Tesouros) e o Zhan Zhuang ("Em Pé como Árvore").

  2.  Abordagem Energética - a energia é a ponte que conecta a mente ao corpo, possuindo aspectos básicos relacionados à sua quantidade, qualidade e movimento.  No QGS utilizamos muitas técnicas que atuam no corpo energético e executam o que chamamos de "Três Métodos" (purgação, tonificação e harmonização).  Algumas práticas são: as Oito Direções, o Liu Zi Jue (Seis Sons de Cura),  Dantian Gong (Despertar do Dantian) e o Nei Dan (Alquimia Taoísta).

  3. Abordagem Mental-Emocional - todo ser humano possui uma matriz mental e emocional formada por crenças, memórias, traumas, mecanismos de defesa e fluxos de expressão. Esta matriz é a grande responsável por toda a constituição física e energética e, embora o QGS não tenha a intenção de ser uma psicoterapia, trabalha neste nível principalmente dentro da concepção da Medicina Tradicional Chinesa.

  4. Abordagem da Consciência - consciência é o que em nós experimenta a vida, nosso Ser mais profundo que se manifesta através do corpo, energia e mente. Esta abordagem é o foco de todas as práticas do QGS e enfatiza práticas de meditação passiva e ativa.   

  5. Abordagem Somática - formada por dinâmicas e vivências que buscam trazer para a experiência psico-corporal o processo de evolução das espécies desde a célula até os sistemas corporais, passando pelos diferentes padrões de movimento de cada estágio de desenvolvimento. Além disso, as explorações somáticas são usadas para uma maior compreensão e "corporalização" dos conceitos teóricos da Medicina Chinesa.

  6. Abordagem Teórica - conteúdo teórico das áreas da Medicina Chinesa, Qi Gong e Educação Somática.

  7. Abordagem das Relações - as relações tem um papel fundamental em nossas vidas e é através delas que criamos a nossa realidade. No QGS as relações são trabalhadas em três níveis: realação com nós mesmos, com os outros e com o meio ambiente.

 

 

Módulos

 

1º Módulo - Corpo Físico e Estrutura (4 aulas)

 

O primeiro módulo tem como objetivo iniciar o aluno no sistema do QGS trazendo uma série de práticas que visam principalmente a estruturação corporal e energética. Para tanto trabalha com a construção corporal, com a prática de exercícios tradicionais de Qi Gong e com o estudos dos padrões evolutivos do movimento.

 

2º Módulo - Corpo Energético e Conteúdo (5 aulas)

 

No segundo módulo cada encontro é destinado à abordagem de um dos Cinco Elementos. Se no primeiro módulo focamos na estrutura agora entramos no conteúdo, viajando para os órgãos e suas relações com os sistemas corporais, com as emoções e com o funcionamento do organismo e sua expressão no mundo. As práticas de Qi Gong são aprofundadas e o trabalho com a energia enfatizado.

 

3º Módulo - Corpo Mental-Emocional e Integração (5 aulas)

 

O último módulo é dedicado à integração de todo o aprendizado dos módulos anteriores, trazendo a compreensão de como podemos usar as práticas do QGS para o equilíbrio e tratamento de desfunções e doenças específicas. Além disso, mergulhamos nas práticas associadas à mente/espírito, abordando com maior profundidade o caminho de desenvolvimento pessoal proposto pelo QGS.

 

 

Quem pode Praticar

 

O QGS não exige qualquer experiência prévia  sendo ideal para pessoas que buscam um caminho de desenvolvimento pessoal através de um trabalho que envolve corpo e mente e enfatiza, em sua primazia, a prática. Pode ajudar terapeutas, acupunturistas, praticantes de Qi Gong, Yoga e outras abordagens psico-físicas, bem como, artistas e pessoas envolvidas em processos criativos.