Currículo Resumido

 

Acupunturista (EMOSP) com aprimoramento na China (Tianjin), Educador e Terapeuta Somático (método Body Mind Movement), Analista Bioenergético pelo IABSP - Instituto de Análise Bioenergética de São Paulo, praticante de Qi Gong Medicinal pelo "International Institute of Medical Qigong", criador do método Chi Kung Somático. Faixa preta de Hapkido, co-fundador e facilitador de grupos na ONG Instituto Ser Humano, formado em direito pela Universidade Mackenzie.

Trajetória

 

Desde seus 17 anos, depois da experiência de morar no exterior, Rodrigo passou a dedicar-se ao estudo do ser humano, inicialmente como uma forma de conhecer-se e depois pela compreensão de ser esta a melhor expressão de seu coração.

Começou praticando os ensinamentos de Gurdjief e logo encontrou o caminho das artes marciais, especificamente o do Hapkido, (“caminho da harmonização da energia vital”) técnica de origem coreana, onde se tornou faixa preta depois de 7 anos de intenso treinamento com o mestre Luiz Miele. Após ter participado de campeonatos mundiais na Finlândia e Coréia, focou suas práticas nos “exercícios internos”, que enfatizam mais o conhecimento interior, a energia e o espírito. Neste ponto, foi buscar suporte em outras artes como o Tai Chi Chuan , Qi Gong  e Yi Chuan, todas artes de origem chinesa.

Simultaneamente a estas práticas, formou-se em direito na Universidade Mackenzie, tendo se tornado advogado em 1993. Embora tenha sido uma importante experiência em sua vida, reconheceu que este caminho não condizia com seus ideais de vida e abandonando-o, passou a dedicar-se exclusivamente ao estudo interno. Neste ponto, resolveu estudar a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), formando-se como acupunturista em 2001 na Escola de Medicina Oriental de São Paulo - EMOSP. Após trabalhar com o mestre oriental Duk Ki Kim, foi para a China onde fez curso de aprimoramento em MTC, Qi Gong e Tui ná.

Paralelamente aos estudos orientais, durante os anos foi bebendo de diversas fontes que podiam ajudar-lhe em sua busca, tendo entrado em contato com o Xamanismo através do mestre  Vidal Ayala, onde foi iniciado em diversas cerimônias sagradas como o temaskal e a vision quest.

Por volta de 1999, fundou com amigos o Instituto Ser Humano, ONG que já ensinou centenas de pessoas e da qual foi diretor até 2009, além de facilitador de diversos grupos de trabalho pessoal, cerimônias xamânicas, palestras e workshops.

Desde seu retorno da China em 2000, tornou-se um terapeuta nas áreas de Acupuntura e Qi Gong, e depois de alguns anos de prática, estendeu sua atuação à terapia Mãos de Luz. Nesta mesma época passa a dar aulas e cursos de Qi Gong, principalmente na escola ETOSP, onde ministra aulas até os dias de hoje.

Em 2004, buscando sempre o aprofundamento de suas pesquisas, se apaixona pela prática o Seitai-ho com os professores Toshi Tanaka e Ciça Ohno, uma prática de origem japonesa que busca através de muitas ferramentas a vivência e resgate da sabedoria interna do corpo-mente. Esta experiência levou-o ao estudo do Body-Mind Centering (BMC), e depois do Body-Mind Movement no qual formou-se como Educador do Movimento Somático em agosto de 2008.

Em 2009 formou-se como praticante em Qi Gong Medicinal pelo"International Institute of Medical Qigong", uma modalidade de Qi Gong onde há grande ênfase na cura através da emissão da energia.

Em 2010, juntamente com Renata Maitino, dá início à criação do Chi Kung Somático (CKS), uma forma de síntese de todo o conhecimento e experiência adquiridos até então. Em 2011 inicia o primeiro grupo de CKS.

Em 2011 conhece o professor Ernesto Garcia e faz novamente o curso de formação em Acupuntura na escola Pro Salus Vitalis, com duração de 3 anos. Com o professor Ernesto também mestre de Kung Fu e Qi Gong, aprende novas abordagens de Qi Gong e a partir de 2014 passa a ser o reponsável pela área do Qi Gong da Pro Salus Vitalis.

Em 2011, na busca de maior aprofundamento na psicologia ocidental com abordagem corporal inicia sua formação em Análise Bioenergética pelo IABSP (Instituto de Análise Bioenergética de São Paulo), e passa a atender como psicoterapeuta em meados de 2014 e forma-se em 2016.

2010 - present

2010 - present

Formação

 

I) Formação Acadêmica:

 

- Formação Primária, 1° e 2° Graus no Colégio Dante Alighieri em São Paulo. Estudos finalizados em dezembro de 1992;

- Formação Superior na Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie: Estudos finalizados em Julho de 1998;

 

II) Cursos:

 

- Curso de formação em Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa na EMOSP - Escola de Medicina Oriental de São Paulo. Estudos concluído em janeiro de 2001;

- Curso de especialização em Acupuntura, Moxabustão, Massagem e Qi Gong na “Tianjin College of Traditional Chinese Medicine”, Tianjin, China, concluído em setembro de 2000.

- Curso de formação em faixa preta (1° Dan) de Hapkido no Instituto Brasileiro de Hapkido, de agosto de 1992 a julho de 1999;

- Curso de formação em Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa (incompleta) na Escola Paulista de Terapias (SP), de setembro de 1998 a setembro de 1999;

- Curso de formação em Massoterapia no SENAC - SP (incompleto), de agosto de 1999 a fevereiro de 2000;

- Curso de formação em Florais Brasileiros (junho 2002), Florais Alquímicos dos Quatro Elementos (junho 2002) e Florais Alquímicos Solares e Lunares (dezembro 2002);

- Participação do Campeonato Mundial de Hapkido Hoi Jeon Moo Sool na Finlândia em 1997;

-Participação no Seminário de Artes Marciais e Campeonato Mundial de Hapkido na Korea em 1999;

- Curso de formação em Tai Chi Chuan, estilo Wu, com o Mestre Wong, de fevereiro de 2000 a julho de 2001;

- Curso de formação em Terapia Mãos de Luz com a profa. Lúcia Ribas Ferreira, de abril de 2004 a Agosto de 2004;

- Curso de formação em Educador pelo Movimento Somático na escola “The Center of Body Mind Movement” (reconhecido pelo ISMETA – International Somatic Movement Education and Therapy Association), de 2006 à 2008;

- Curso de formação como praticante pelo "International Institute of Medical Qi Gong";

- Três anos do curso de formação de acupuntura da Escola Pro Salus, do professor Ernesto Garcia, de 2011 à 2013;

- Curso de aprofundamento em patologias esquelético musculares com o prof. Ernesto Garcia;

- Curso de Aurículomedicina estilo da escola Huang Li Chun com prof. Ernesto Garcia.

- Curso de formação como analista bioenergético pelo IABSP (Instituto de Análise Bioenergética de São Paulo), de 2011 à 1016.

 

 

Experiência Profissional

 

- Estágio em Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa (MTC) com o Mestre Oriental Duk Ki Kim, de fevereiro de 2000 a julho de 2000;

- Funções no cargo de Diretor do Instituto Ser Humano, de outubro de 1999 a outubro de 2010;

- Coordenador de grupos de autoconhecimento e evolução pessoal no Instituto Ser Humano, desde 1999;

- Coordenador no curso de formação em Acupuntura e MTC na ETOSP - Escola de Terapias Orientais de São Paulo, de abril de 2001 a abril de 2003;

- Atendimentos em consultório como acupunturista e terapeuta corporal desde Novembro de 2000;  como educador somático desde 2008 e psicoterapeuta desde 2014;

- Estágio em Acupuntura com o professor Wellington Moreira Diniz, Belo Horizonte -MG (Julho de 2002);

- Professor de Qi Gong do Curso Técnico em Acupuntura da ETOSP de 2004 à 2006;

- Professor dos cursos de Chi kung Somático desde 2011; 

- Professor de Qi Gong da escola Pro Salus Vitalis desde 2014.

- Professor do curso de formação de Body Mind Movement no Brasil, desde 2016.