Educação Somática

 

A Educação Somática é um campo que abrange diversas abordagens surgidas durante os dois últimos séculos e que tem em comum a visão sobre o ser humano como uma unidade que engloba o corpo, a mente e as relações com o meio. Sua abordagem enfatiza a experiência pessoal como a principal forma de aprendizado e portanto busca criar espaços de vivência e constante experimentação do que é ensinado. Além disso, valoriza a sabedoria inata aos nossos corpos físico e sutil usando-os como santuários em nosso processo de reconexão com a natureza íntegra, harmônica e espontânea que nos constitui.

Como nos ensina a Thomas Hanna, um educador e pesquisador muito importanate na área da Educação Somática:

 

 

“Somatics é o campo que estuda o soma: nomeado como o corpo percebido a partir do interior pela percepção da primeira-pessoa. Quando um ser humano é observado de fora – i.e., do ponto de vista de uma terceira-pessoa – o fenômeno do corpo humano é percebido. Mas, quando este mesmo ser humano é percebido do ponto de vista da primeira-pessoa, de seu próprio sentido propioceptivo, um fenômeno de categoria diferente é percebido: o soma humano.

Os dois pontos de vista distintos para observar um ser humano nascem da natureza da observação humana, que é igualmente capaz de estar consciente interiormente ou consciente exteriormente. O soma, sendo percebido internamente, é categoricamente diferente de um corpo, não porque o sujeito é diferente mas porque a forma do ponto de vista é diferente: ele é a propriocepção imediata – um modo sensorial que traz informações únicas.”

 (HANNA, Thomas, What is Somatics?, Somatics: Magazine-Journal of the Bodily Arts and Sciences, Vol.5, Spring-Summer 1986, p. 5. Tradução nossa)

 

 

São muitos os métodos de Educação Somática. Dentro do Chi Kung Somático trazemos conceitos de duas linhas. A primeira provém do Body-Mind Centering, criado por Bonnie Banbridge Cohen, a segunda do método GDS (Cadeias Musculares e Articulares de Godelieve Denys Struyf). Outros métodos importantes e que merecem referência são: Antiginástica, Técnica Alexander, Método Feldenkrais, Eutonia, Ginástica Holística, Bartenieff, Continuum e algumas correntes do Método Pilates.

Body Mind Movement

 

O BMM foi criado pelo norte-americano Mark Taylor e tem como principal origem o "Body-Mind Centering (BMC)", que como dissemos foi criado por Bonnie Bainbridge que fundou a "School for Body-Mind Centering- (SBMC)" em 1973.

Mark Taylor foi professor da SBMC nos EUA e na Alemanha, tendo se tornado um dos coordenadores da formação nos EUA. Em 2006 criou sua própria escola chamada "The Center for Body-Mind Movement" que utiliza os conhecimentos do BMC e de outras abordagens somáticas pesquisadas pelo seu criador.

Para mais informações sobre o Body Mind Movement no Brasil acesse www.bmmbr.com ou na página do seu criador http://www.bodymindmovement.com

 

voltar

Mark Taylor

11 98173 9874  

palmagentil@gmail.com

  • Facebook Clean Grey
  • LinkedIn Clean Grey
  • YouTube Basic Black