Análise Bioenergetica

Análise Bioenergética é um tipo de psicoterapia corporal fundada por Alexander Lowen e enraizada na obra de Wilhelm Reich. Envolve um trabalho terapêutico corporal, analítico e relacional, com base em uma visão energética de todos os processos do organismo.

 

Lowen, apoiado nas pesquisas de Reich, aprofundou a teoria sobre como o ser humano, em sua necessidade de se adaptar ao meio em que vive, cria padrões de comportamento psico-físicos e constrói sua estrutura de caráter, uma espécie de vestimenta que cada um de nós adquire em nosso processo de desenvolvimento. O caráter, embora necessário e extremamente importante, pode trazer diversas obstruções no fluxo da energia vital e sofrimentos na relação do indivíduo consigo próprio ou com o mundo à sua volta.

 

Ao terapeuta cabe a leitura corporal, a ressonância com a energia do paciente, a escuta empática para que possa compreender a trajetória por qual passou a pessoa (bebê-criança-adolescente-adulto) e assim ajudá-la em seu processo pessoal. Esta ajuda pode vir de muitas formas que incluem a conversa, o contato, a proposta de exercícios, o aprofundamento da respiração, a vocalização e alongamentos dentre outras. O uso do corpo em associação com a análise, aprofunda a possibilidade de acesso aos conteúdos do inconsciente, bem como a possibilidade de desobstrução de tensões que bloqueiam o fluxo vital.

 

voltar