Rodrigo Palma
psicoterapia
qi gong
educação somática
Acupuntura
Métodos Terapêuticos
Embora o método mais conhecido da acupuntura seja a inserção de agulhas, ela conta também com outras ferramentas terapêuticas como o uso da moxa, da ventosa, da sangria e da eletroestimulação. Além disso, a aurículo acupuntura (colocação de sementes ou pequenas agulhas nas orelhas) é muito usada e apresenta otimos resultados em alguns quadros e muito usada nas crianças e pessoas com medo de agulhas.
Indicações
Embora seja muito famosa no tratamento de dores a acupuntura apresenta um quadro imenso de possibilidade de tratamentos:
-
Dores Osteomusculares
-
Dores de Cabeça e Enxaquecas
-
Disfunções Digestivas e Intestinais
-
Disfunções Cardio-respiratórias
-
Disfunções Ginecológicas
-
Problemas Emocionais e Fobias
-
Insônia e Sonambulismo
-
Fadiga e Estresse
-
Auxílio nos quadros das doenças auto-imunes
-
Disfunções sexuais e reprodutivas
Como funciona
Embora a ciência já tenha encontrado diversas reações orgânicas mensuráveis pelo uso da acupuntura como a liberação de neurotransmissores e hormônios, estímulos nervosos, aumento do fluxo sanguíneo para áreas estimuladas, o mecanismo que explica os benefícios da acupuntura ainda não é totalmente compreendido pela visão da medicina ocidental.
Já a Medicina Tradicional Chinesa com sua história de mais de 5.000 anos explica o mecanismo com bastante simplicidade e de uma forma mais prática do que intelectual, pois nela o ser humano é visto como uma unidade de corpo, energia e mente, sendo que a energia é a ponte que conecta o o físico ao sutil. Qualquer doença na visão chinesa é um desequilíbrio do fluxo energético e a acupuntura é uma das formas de reequilibrar estas funções. Ao se inserir agulhas em determinados pontos do corpo cria-se um fluxo da energia que atuará na disfunção. Cada ponto possui uma função e é selecionado dentro de um rigoroso diagnóstico que envolve o que chamam de órgãos e vísceras, substâncias fundamentais e canais e colaterais.