top of page

Articulações - fluxo da saúde

"Trinta raios convergentes unem-se no cubo formando uma roda.

Mas é seu vazio central que permite a utilização do carro.

Modelai o barro para fazer um jarro

Recortai o espaço vazio das paredes portas e janelas

a fim de que um quarto possa ser usado.

Desta forma o ser produz o útil

mas é o não-ser que o torna eficaz."

Tao Te Ching - Lao Tse - capítulo 11

Iniciando com a sabedoria de Lao Tsé trago nossa atenção para a importância do espaço em nossas vidas e principalmente em nossas articulações.

Construímos as paredes e telhados de nossas casas para que possamos utilizar o espaço dentro delas. Um vaso só possui utilidade pois contém um espaço vazio. Da mesma forma as articulações são a sutentação de espaços internos que possibilitam tanto o movimento corporal quanto o fluxo da energia em nossos corpos.

Se olharmos a figura acima podemos perceber a estrutura óssea em duas de suas grandes funções que é a sustentação de uma forma corporal e a possibilidade de que esta forma se movimente no espaço. Isso se dá graças à relação equilibrada dos ossos em suas articulações, estes que que associados aos músculos formam nosso sistema locomotor.

As articulações são estruturas muito refinadas, um encontro de tendões, ligamentos, líquidos corpóreos, linfonodos, bolsas e cápsulas, tudo envolta de um espaço, o espaço articular. No plano energético, funcionam como diafragmas, estruturas que bombeiam a energia possibilitando assim o seu fluxo contínuo. Desta forma, as articulações atraem grande quantidade de energia para si e é por isso que nas articulações encontramos tantos pontos de acupuntura. Por outro lado, é nas articulações que também se instalam os desequilíbrios do corpo e algo essencial é cuidarmos para manter as articulações livres e desimpedidas. Articulações saudáveis são o segredo para boa saúde.

A “Série dos Círculos” é uma prática simples de Qi Gong onde podemos trazer saúde para nossas articulações. Feita diariamente pode tratar dores crônicas, previnir lesões e desgastes, além de trazer um benefício geral pois restabelece um fluxo suave da circulação do sangue e da energia.

Abaixo segue o arquivo da descrição da série, que também pode ser vista no video do canal do Chi Kung Somático (a partir do minuto 5:40).

BOA PRÁTICA!!!

bottom of page